Gustavo de Magalhães Gaudie Ley

CargoInvestSP
CargoVice-Presidente Executivo

 Oriundo da iniciativa privada, em que atuou entre os anos 1996 e 2005 no Brasil e no exterior, formou-se, inicialmente, em Administração de Empresas. Antes disso, cursou Economia e Relações Internacionais. É também bacharel em Ciências Contábeis pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em curso reformulado no Brasil para atendimento das novas práticas de contabilidade internacional em convergência das normas contábeis nacionais às internacionais, as IFRS.

Ingressou na vida pública em 2008, através de concurso público de carreira específica de Auditor Fiscal Municipal de Tributos, onde coordenou o Grupo Especial de Fiscalização da construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro.

Na Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP) há 12 anos, passou a ocupar o mais alto cargo do órgão exclusivo da carreira dos Auditores Fiscais em 2018, pouco antes, na gestão de Henrique Meirelles, foi nomeado como Subsecretário da Receita Estadual de São Paulo.

Em 2021, foi convidado a integrar os quadros da Secretaria de Orçamento e Gestão, no Palácio dos Bandeirantes.

Ingressou na SEFAZ/SP em 2010 como Assistente Fiscal, foi promovido a Supervisor de Fiscalização Setorial e, posteriormente, foi convidado a assumir a Delegacia Regional Tributária do Litoral, função em que permaneceu até ser designado como Coordenador Adjunto da Coordenadoria da Administração Tributária em 2016, da qual passou a ser o titular em 2018. Representou, por inúmeras vezes, o Estado de São Paulo no ENCAT – Encontro de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, grupo que decide e promove significativas inovações tecnológicas em matéria tributária, como a criação da Nota Fiscal eletrônica.

Tem ampla experiência em diversas frentes da Fiscalização e Administração de Tributos, inclusive lecionando sobre inovações em matéria tributária para servidores e iniciativa privada, por ter participado e coordenado diversos projetos importantes na área, como a implantação no Estado de São Paulo da Escrituração Contábil Digital (ECD), em parceria com a Receita Federal do Brasil, e o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária – Nos Conformes, que estimula o favorecimento da Concorrência Leal e a Simplificação de Normas Tributárias, tendo revogado e aperfeiçoado mais de uma centena de normas.

Cooperou ativamente em reuniões e grupos técnicos sobre Reforma Tributária que resultaram na primeira proposta consensual de 27 estados, em mais de 20 anos. Tendo pessoalmente encaminhado o projeto substitutivo à Emenda Constitucional 45, através do líder da Bancada Paulista no Congresso Nacional.

Participou de Programa de Intercâmbio e Cooperação com a Agencia Tributaria do Ministério de Hacienda Y Función Pública da Espanha para aprimoramento da Administração Tributária.

Participações de Gustavo de Magalhães Gaudie Ley no evento